Fisiologia humana: Sistema Cardiovascular 1 (Coração)


FISIOLOGIA HUMANA : SISTEMA CARDIOVASCULAR

Coração

O coração é um órgão oco, que tem o tamanho aproximadamente de um punho fechado, e está localizado um pouco à esquerda do peito


Características:


· 3 camadas,de fora para dentro: pericárdio, miocárdio (músculo estriado cardíaco), e endocárdio


· 4 cavidades: 2 átrios e 2 ventrículos

→ Comunicam-se através de valvas atrioventriculares, que impedem refluxo sanguíneo. Essas valvas são controladas pelos cordões tendíneos


· Tipos de Circulação


Pulmonar: coração - pulmões - coração

Sistêmica: coração - sistemas corporais - coração

· Ciclo cardíaco: é uma sequência completa de sístoles e diástoles das câmaras do coração, que dura aproximadamente 0,8 s.

· Frequência cardíaca: é o número de vezes que o coração se contrai por unidade de tempo, que varia de acordo com a condição física e emocional em que a pessoa se encontra.
A frequência de batimentos cardíacos é controlada por um marcapasso, o nodo sinoatrial. O nodo atrioventricular distribui o sinal gerado pelo marcapasso para os ventrículos, permitindo que se contraiam.


A sequência mais detalhada da condução do sinal é:

Nodo Sinoatrial ⇒Nodo Atrioventricular ⇒ Feixe de His ⇒ Fibras de Purkinje

Medcorrelação:


Dextrocardia



O que é ?

· é uma condição congênita rara na qual o ápice do coração está voltado e localizado no lado direito do corpo, em vez do lado esquerdo. Se for isolada, só o coração estará do lado direito, sem outros defeitos
· A causa não é inteiramente conhecida. Os pesquisadores sabem que isso ocorre durante o desenvolvimento fetal e as pessoas nascem com essa anormalidade.


Características clínicas:

· A dextrocardia isolada geralmente não causa sintomas e só é descoberta por uma radiografia ou uma ressonância magnética do tórax. No entanto, algumas pessoas têm um risco aumentado de infecções pulmonares, infecções sinusais ou pneumonia. Com a dextrocardia isolada, os cílios nos pulmões podem não funcionar adequadamente e serem incapazes de filtrar todos os vírus e germes, assim a pessoa pode ficar doente com mais frequência.

A dextrocardia que afeta a função cardíaca pode causar vários sintomas: dificuldades respiratórias, lábios e pele cianóticos (arroxeados) e fadiga.
As crianças com dextrocardia podem não se desenvolver corretamente e, portanto, podem precisar de cirurgia cardíaca para corrigir esse e outros defeitos anatômicos.
As anormalidades que afetam o fígado podem causar icterícia.


 Um bebê com dextrocardia:

Pode ter orifícios no septo interventricular, o que pode causar problemas na maneira como o sangue flui para dentro e para fora do coração. Isso resultará em um sopro no coração (podemos ouvir com um estetoscópio)
Podem ter nascido sem o baço, que é um órgão importante do sistema imunológico e, assim, isso pode aumentar o risco deles desenvolverem infecções.

A dextrocardia pode também estar associada a bloqueios no sistema digestivo, porque a dextrocardia quase sempre ocorre juntamente com uma condição chamada de má rotação intestinal.


Fonte:
https://www.abc.med.br/p/sinais.-sintomas-e-doencas/1325568/coracao+do+lado+direito+do+peito+e+a+dextrocardia.htm

https://doku.pub/documents/biologia-moderna-volume-1-amabis-e-martho-livro-do-professor-nl3vy647kvq1



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões Sistema Cardiovascular: Coração